Verde Vida Mangue
Iniciada primeira etapa para o plantio de mangue na Resex Delta
8 de novembro de 2022
0

Durante o encontro “Diálogo – Mangue e Comunidade”, realizado na Comunidade Canárias, o projeto Verde Vida Mangue – VVM, juntamente com a comunidade presente da Resex Delta, definiu-se o local de reflorestamento de mangue, bem como quais espécies que serão utilizadas.

Sabendo que o ecossistema manguezal é um dos mais importantes ambientes costeiros e que sua função é múltipla e diversificada, foi observado que a área escolhida para o reflorestamento terá como objetivo principal o cultivo para revitalização de área degradada a fim de resguardar o solo e frear o aumento da sua vulnerabilidade e o desequilíbrio ambiental.

A área vem sofrendo sucessivas mudanças nos últimos anos, o que ocasionou no declínio da quantidade de mangues vermelhos. Com a exposição do solo, a área passou a sofre com a queda na cobertura vegetal e se tornou cada vez mais frágil.

A revitalização deverá compreender uma área aproximada de 2 ha, inicialmente e localizada a próximo a comunidade Canárias, e será utilizada a espécie Laguncularia racemosa, conhecida como Mangue Manso, na região, por ser totalmente adaptada a nova característica da área, além de ser a mais dominante, freqüente e com melhor desenvolvimento. Serão utilizadas também uma pequena amostra de mangue vermelho ( Rhizophora mangle) e Siriba ( Avicennia schaueriana e Avicennia germinans ), para observação de crescimento.

Assim, espera-se que a área esteja em processo progressivo de recuperação da qualidade ambiental e social da região, considerando ainda a grande ajuda de bens e serviços, fornecidos gratuitamente pelo ecossistema manguezal.


🌱
O projeto VVM é executado pela @comissaoilhaativa e tem apoio do Fundo Canadá para Iniciativas Locais (CFLI).